A flor de lapela tem sido em torno de muitos anos, mas poucos sabem nada relacionado ao início da história deste acessório de moda que tem sido um popular “go-to” item para homens de todas as idades.
Talvez você reconheça a flor de lapela pela sua designação mais comum como “Boutonniere”. Não importa qual dos termos está sendo usado, ele ainda se refere a uma flor decorativa que é usada na lapela do terno de um homem.
Normalmente, seria de esperar ver flores de lapela em determinadas configurações. Ao participar de um casamento, um evento formal, uma procissão fúnebre ou uma dança formal, a boutonniere é quase uma certeza para aparecer. Para alguns, esses mesmos usos conferiram uma reputação injusta a essas flores.
Não é incomum que as pessoas se refiram a uma flor de lapela como indigesta, abafada ou pretensiosa. Claro, estes acessórios de moda são geralmente reservados para uso em ambientes mais formais, mas isso faz flores de lapela “maçante” e “antiquado”?
As modas modernas e o crescente interesse em expandir as escolhas de estilo de um cavalheiro abriram as portas para o ressurgimento de itens como gravadores, abotoaduras, lenços e flores de lapela. Estilos clássicos estão rapidamente se tornando populares entre a geração mais jovem, à medida que procuram criar uma mistura de trajes tradicionais e tendências modernas.
Como acontece com qualquer item singular no mundo da moda, o que é novo se torna velho e o que antes era velho voltará a ser novo. A constante reciclagem de estilos garante que a flor de lapela nunca fique completamente fora de moda.
À medida que você traça as raízes históricas das flores de lapela, é óbvio que as flores e a vegetação eram as escolhas preferidas para integrar eventos comemorativos ou para fins decorativos. Mais de 4000 anos atrás, as pessoas estavam demonstrando lealdade e lealdade com exposições florais. Muitas flores eram consideradas afortunadas, e as pessoas acreditavam que usar certas flores as protegeria contra o mal, doenças e desastres.
Uma lenda diz que a Guerra das Rosas da Inglaterra trouxe flores de lapela para o campo de batalha pela primeira vez. Os lados foram distinguidos pelo uso de uma rosa branca ou vermelha. Era essencialmente a única maneira de identificar o amigo do inimigo.
Uma história amplamente aceita da flor e da lapela remonta aos retratos de casamento da Rainha Vitória e do Príncipe Albert. Quando o fotógrafo criou as fotos do casamento, a rainha quis mostrar um gesto de amor ao novo marido. Ela deu-lhe flores. Seu príncipe encantado cortou a lapela do casaco para criar uma abertura no tecido. Então ele colocou uma flor (de sua esposa) na abertura e a foto capturou esta imagem permanentemente. Muitos homens queriam tirar uma página do livro de moda do príncipe Albert e começaram a exibir flores em suas lapelas.
Na época em que a Rainha Vitória e o príncipe Albert mantinham a corte, a flor de lapela era considerada uma das mais atraentes aparências de moda. Se um cavalheiro esperava se retratar como arrojado e elegante, então uma flor na lapela era um requisito.
Se a lapela do casaco não for projetada para acomodar uma flor de lapela real, você pode fixar uma flor no tecido. Se estiver bem preso, poucos notarão que sua lapela está presa apenas à superfície externa da lapela.
Enquanto muitos usuários preferem uma flor fresca, não há nenhuma regra que diz que esta é a única escolha para sua lapela. Na verdade, agora você pode encontrar alguns acessórios de lapela criativos que estendem a definição de uma flor muito além dos limites padrão. O objetivo principal é ter um acessório de lapela decorativo que denote seu senso pessoal de estilo.
Você quer evitar flores que são muito grandes, muito pequenas, murchas ou floppy. Nenhuma dessas seleções seria uma boa escolha. Boutonnieres caídos, murchas diminuem a sua roupa e fazem você parecer desleixado e desleixado. Mesmo um terno italiano adaptado seria diminuído por emparelhar-lo com uma flor na lapela desbotada.
A lapela do paletó de um homem é geralmente projetada com uma casa de botão no peito. É o local reservado para segurar uma flor de lapela. Você não pode confundir esse recurso de design porque ele só é encontrado em um lado do casaco. Tradicionalmente, a casa de botão está localizada na lapela esquerda. O lado esquerdo do casaco é significativo porque a flor de lapela será posicionada sobre o coração.
Se você tem um paletó bem ajustado, então esta casa de botão também terá um pequeno fixador costurado no lugar debaixo da lapela. Este fixador destina-se a segurar com segurança a haste da flor de lapela e impedir que ela escorregue ou caia.
Durante anos, a boutonniere tem sido um item de moda favorito, particularmente em países europeus. Durante os primeiros anos do século XX, você veria os homens orgulhosamente exibindo flores de lapela diariamente. Flores frescas seriam substituídas em uma base regular, e às vezes mais do que isso. Ostentar uma flor sem mácula na lapela era algo em que os homens se orgulhavam.
Quando a década de 50 chegou, o uso de flores de lapela estava em claro declínio. As celebridades costumavam usá-las como acessórios, mas para a maioria dos homens a flor de lapela estava rapidamente sendo relegada a um item que se restringia a eventos formais especiais.
As escolhas florais preferidas para usar como uma flor na lapela incluem rosas e cravos. Outra seleção popular de flores inclui os botões coloridos do bacharel. Qualquer uma dessas flores faria acessórios perfeitos para decorar a lapela do casaco de um homem.
O uso de um distintivo de lapela está associado à moda sofisticada e é apropriado para tantos eventos e encontros diferentes. É uma maneira fácil de aumentar as apostas e mostrar que você trouxe o seu jogo para a mesa de estilos. Hoje a tendência é usar mais variedade nas escolhas possíveis. Você descobrirá flores cuidadosamente criadas que são criadas a partir de materiais feitos pelo homem. Estes podem ser desfrutados por um bom tempo enquanto ainda parecem ser novos e frescos.